sábado, 24 de outubro de 2009

CRIMES NA INTERNET





Crimes Contra a Pessoa
Muitos crimes na internet estão associados à pedofilia, envolvendo a prostituição e a divulgação de fotos pornográficas de menores.Também tem sido constantes os problemas sobre difamação em sites de relacionamento bem como a apologia de atos ilícitos, além também a divulgação dos mais diversos tipos de preconceitos. Outra questão importante refere-se aos crimes bancários e financeiros praticados na Internet.







Crimes Contra o Patrimônio
Os crimes mais usuais na rede incluem o envio de e-mails com pedidos de atualização de dados bancários e senhas (phishing). Da mesma forma, e-mails referentes a listas negras ou falsos prêmios também são práticas comuns, bem como o envio de arquivos anexados. Especialistas indicam que é melhor não abrir arquivos com extensões consideradas perigosas, como " exe", ".scr" ou qualquer outra extensão desconhecida, por servirem de verdadeiras portas de entrada para vírus de computadores, os quais causam estragos ou roubam, via spywares, informações sobre os usuários.

A Internet é uma excelente ferramenta que pode ser utilizada para o bem ou para o mau. Na medida em que toda a nossa vida está sendo transferida para a Internet, é um grande risco, pois assim ocorre a expansão do crime digital.
Bibliografia:
Jus Navigandi - Doutrina - Prioridades na segurança digital

http://jus2.uol.com.br/doutrina/imprimir.asp?id=11443

Um comentário:

Fabio Maia disse...

Olá, Natalis!

A ideia é discutir as questões de crime autorais na Internet. Você pertence ao grupo que deve defender o argumento que o uso indevido de recursos disponibilizados na Web é crime ou que defende que tal prática é um novo uso dessas ferrmentas?

Abs,
Prof. Fabio Maia