sábado, 7 de novembro de 2009

Pirataria via internet: aprenda com eles. A favor!


Internet é uma rede de comunicação aberta e livre. Nela, podemos criar conteúdos, formatos e tecnologias sem a necessidade de autorização de nenhum governo ou corporação. A Internet democratizou o acesso a informação e tem assegurado práticas colaborativas extremamenteimportantes para a diversidade cultural. A Internet é a maior expressão da era da informação.A Internet reduziu as barreiras de entrada para se comunicar, para se disseminar mensagens. E isto incomoda grandes grupos econômicos e de intermediários da cultura. Por isso, se juntam para retirar da Internet as possibilidades de livre criação e de compartilhamento de bens culturais de de conhecimento.
Vale a pena comprar um CD, que contém de 10 a 13 músicas por R$20? Ou um download de torrent/emule contendo centenas de músicas ou toda discografia de seu artista preferido?
Chris Anderson, autor de Cauda Longa disse que na China os artistas nem se preocupam mais com a pirataria e a usam para divulgar seus produtos. Com isso ganham dinheiro com shows e apresentações (fonte: info online).
Comprar um DVD por R$30 quando ele pode baixar de graça? Ou mesmo ver na Web? E a Viacom processando o Google-Youtube por deixar seus usuários postarem vídeos “proprietários”? Tudo isso adianta? E os downloads de filmes em alta definição?
Para quem não sabe as grandes empresas ganham na verdade em vendas corporativas, onde vendem milhares de licenças. Qual será o software que o usuário doméstico vai querer usar na sua empresa ou vai tentar convencer seu patrão a comprar? Claro que é aquele que ele baixou via Internet e usou.
Simplesmente os piratas oferecem um produto melhor em termos de custo/benefício para o usuário final.
Eles são mais ágeis em transformar o meio digital em informação e transferí-lo via Internet. Temos que aprender com eles. Entender suas técnicas e depois criar um modelo de negócios que consiga ser justo principalmente para o artista.

Nenhum comentário: